SISTEMA DE APOIO A DECISÃO (SAD)
Introdução
Os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) cobrem uma grande
variedade de sistemas, ferramentas e tecnologias. Há quem pense que o termo SAD
está ultrapassado e que foi substituído por um "novo tipo" de sistema
chamado "on-line analytical processing" (OLAP). Outros há que
preferem realçar os Sistemas de Apoio à Decisão baseados em conhecimento como o
"state of the art" dos Sistemas de Apoio à Decisão. Os investigadores
operacionais focam nos modelos de simulação e optimização como o
"verdadeiro" Sistema de Apoio à Decisão. Numa opinião mais
generalizada poderemos dizer que os SAD são um termo compreendido em muitos
tipos de sistemas de informação que suportam tomadas de decisões.
Definições
São todos os intervenientes na tomada de uma decisão,
desde a extração de dados, passando pelo armazenamento, uso de modelos,
interface e até o próprio utilizador.
Estes sistemas foram criados com o intuito de servir de
adjuntos às pessoas que realizam decisões importantes, de maneira a expandir as
suas capacidades, mas sem substituir as suas decisões.
Sistemas de Apoio à Decisão são usados em decisões, em que
um julgamento é necessário, ou em decisões que não são completamente suportadas
por algoritmos, ou seja é sempre necessário um utilizador para usar estes
sistemas, em que este representa o papel mais importante.
Outras
definições:
"Conjunto de procedimentos baseados em modelos para
processamento de dados e julgamentos para ajudar a tomar o seu utilizador a
tomar decisões." (Little 1970)
"Os SAD podem suportar problemas
semi-estruturados e não estruturados" (Moore e Chang 1980)
"Os SAD são sistemas computurizados que têm
três componentes que interagem entre si: um sistema de linguagem (mecanismo de
comunicação entre os vários componentes), um sistema de
conhecimento(repositório dos dados) e um sistema de processamento de problemas
(ligação entre os outros dois componentes com a particularidade de este ter
capacidades especiais necessárias às tomadas de decisão)" (Bonczek
1980)
"Os SAD são sistemas que são desenvolvidos
através de um processo adaptativo e evolutivo de aprendizagem." (Keen
1980)
"Os sistemas de apoio à decisão são sistemas de
informação interactivos que assistem o decisor a aceder a problemas mal
estruturados oferecendo modelos analíticos e acesso a bases de dados." (Zwass
1992)
"Os Sistemas de Apoio à Decisão têm quatro características
principais: incorporam simultaneamente dados e modelos; foram concebidos para
assistir os decisores/gerentes no seu processo de decisão sobre tarefas
semi-estruturadas (ou não estruturadas); suportam (e não substituem)
julgamentos ao nível da gerência; o seu objectivo é melhorar a efectividade das
decisões, e não a eficiência com que cada decisão está a ser feita."
(Turban 1990)
As várias definições apresentadas
anteriormente têm a particularidade de definir Sistemas de Apoio à Decisão sob
diferentes perspectivas (características [Little], componentes [Moore],
processo de desenvolvimento [Keen], ...). De qualquer forma, todas as definições
têm em comum a ideia de que são sistemas interactivos que estão direccionados
para ajudar os decisores a utilizar modelos de dados para identificar e
resolver os problemas (que podem ser não estruturados ou semi-estruturados), e
no fim tomar decisões.
Características:
Uma vez que não há ainda nenhuma definição exacta do que é
um SAD, surgiu um acordo sobre quais as principais características e
capacidades de um SAD.
- Os SAD permitem aos decisores trabalhar com problemas semi-estruturados e não estruturados pois conseguem juntar o pensamento humano e a informação computadorizada.
- Deve ser providenciado suporte a vários níveis, desde executivos a gerentes.
- Deve ser também possível o trabalho individual ou em grupo. Certos problemas menos estruturados podem necessitar do envolvimento de várias pessoas ou departamentos.
- Os SAD devem permitir várias decisões independentes ou sequenciais.
- Devem abranger todas as fases do processo de decisão: identificação, desenho, selecção e implementação.
- Devem suportar uma variedade de processos de tomada de decisão.
- Devem poder ser adaptativos ao longo do tempo, devem ser flexíveis, para que os seus utilizadores possam acrescentar, eliminar ou mudar certos elementos chave.
- Devem ser de fácil utilização, com fortes capacidades gráficas e com uma interface utilizador-máquina que possa aumentar a sua eficiência
- Devem tentar melhorar a eficiência das suas decisões (ao nível da qualidade, tempo, exactidão) em vez de se preocupar com o custo dessas decisões
- O decisor tem um controlo absoluto sobre todos os passos do processo de tomada de decisão quando está a resolver um problema. O objectivo do SAD é ajudar e não substituir o decisor.
- Os utilizadores finais devem ser capazes de construir e modificar sistemas simples. Os sistemas mais complicados devem ser construídos com a ajuda de um especialista.
- Um SAD normalmente utiliza modelos para analisar situações de tomada de decisão. A capacidade de modelização permite experiências com diferentes estratégias sob diferentes configurações.
- Os SAD devem permitir o acesso a várias fontes, tipos e formatos de dados.
- Vantagens
- Rapidez
- Ultrapassar limites cognitivos (através do computador)
- Redução de custos
- Qualidade (obtenção do valor óptimo mais próximo dos nossos objetivos)
- Decisões mais eficazes
- Decisões mais eficientes
- Melhor comunicação entre os decisores
- Melhor utilização do processo de aprendizagem
- Desvantagens
o Problema de ação
o Orientação para escolha
o Suposição da relevância
da resposta do sistema
o Transferência de poder ao
sistema que não é intencional
o É mais difícil atribuir
responsabilidades
Componentes:
Um Sistema de Apoio à
Decisão contém os seguintes subsistemas :
·
Subsistema de gerenciamento de dados. Este subsistema inclui a base de
dados, onde está a informação relevante para a situação e é gerida por um software
a que se dá o nome de Data Management System (DBMS).
- Subsistema de gerenciamento do modelo. É um pacote de software que permite ao modelo capacidades analíticas (através de ferramentas de análise estatística ou financial) e de gestão. A este software é por vezes dado o nome de Model Base Management Sistem (MBMS).
- Subsistema de gestão do conhecimento. Este subsistema pode realizar o papel de qualquer um dos outros subsistemas ou agir de forma independente. É responsável por fazer aumentar a "inteligência" do próprio decisor.
- Subsistema de Interface com o utilizador. É o subsistema que permite ao utilizador o contacto com o SAD, contacto esse que é feito através de comandos.
- O utilizador também é normalmente referido como parte do sistema. Há investigadores que defendem que muitas das contribuições dadas pelos SAD são derivadas da interacção intensa que existe entre o computador e o decisor.
State-Of-The-Art:
Os mais sofisticados SAD
para grandes empresas são construídos com base nos sistemas de informação para
executivos (EIS - Executive Information Systems) que eram publicitados no final
dos anos 80. Os EIS usavam gráficos, comunicações, e métodos de armazenamento
de dados que providenciavam o fácil acesso em rede à informação sobre o estado
da empresa.
Na maioria das empresas
podemos identificar "pontes" entre os SAD das empresas, data
warehouses e os sistemas desktop. Por exemplo, alguns consultores de SAD
têm em vista sistemas para grandes empresas que sejam primeiramente um sistema
de secretária, ou seja que guarda os dados no PC do escritório. Estas
"pontes" de sentido único mostram apenas o tipo de arquitectura do
SAD. Muito se tem que pensar sobre qual o tipo de dados que vai ser armazenado,
onde, e como esses dados vão ser analisados e mostrados ao utilizador. A arquitectura do sistema é um
problema complexo e não deve ser resolvido rapidamente. Por agora, podemos
concluir que podemos classificar os sistemas como: "para grandes
empresas" ou para "utilizadores individuais". A arquitectura
pode ser cliente-servidor e pode criar passagens para mover os dados dos vários
utilizadores para o servidor. Os SAD e os dados podem estar em toda a parte na
empresa.
Exemplos:
Existem vários tipos de
SAD diferenciados pela sua complexidade, estes são alguns exemplos de simples
SAD:
- SOLVER do Excel - utilitário que utilizamos para pequenos exercícios cuja decisão foi tomada com a ajuda de programação linear
- STORM - programa de DOS que nos permite ter apoio à decisão segundo vários métodos, nomeadamente programação linear, método PERT para gestão de projetos, métodos para vários tipos de redes(transportes, etc)
- RISK - utilitário utilizado em conjunto com o Excel que permite a tomada de decisão através de dados probabilísticos
·
SAD para grandes
empresas
O desenvolvimento de SAD
para grandes empresas pode ser muito estimulante, com grandes data
wharehouses que supostamente deixam os decisores encontrar tudo o que
precisam sobre as suas companhias ao nível de momentos das mesmas. A estes
decisores é permitido pesquisar, filtrar, fazer gráficos ou mapas sobre um
qualquer tipo de dados. Um exemplo destes sistemas que por vezes é citado é o Decision
Maker’s Workbench (DMW) desenvolvido em 1994 pelo Mervyn’s Department Stores e pela MicroStrategy.
Estudos publicados pelos
vendedores indicam que o DMW foi amplamente distribuído através da organização
Mervyn’s. Supostamente este sistema possui uma capacidade de tomada de decisões
para utilzadores finais a todos os níveis. O sistema tem mais de 850GB de dados
e permite análises de performance e de tendências, assim como inventários ou
análises de stocks. O DMW utiliza 12 processadores Sequent Symemetry 790,
Oracle 7.1 e um MicroStrategy’s
DSS Agent.
SAD para grandes empresas
podem abranger desde sistemas mais simples até sistemas de informação para
executivos sofisticados com análises complexas e intensas de dados. Utilizando
uma definição de Steven Alter (1980) podemos identificar os SAD para grandes
empresas primeiramente como sistemas que permitem o acesso imediato a items de
dados específicos. A um nível mais sofisticado encontramos sistemas de análise
de dados que tornam mais fácil manipular dados, utilizando ferramentas de
análise computadorizadas como pacotes estatísticos, data mining, etc. A
definição mais sofisticada da análise destes sistemas para grandes empresas
providencia o acesso a bases de dados "decision-oriented" ou data
marts, modelos pré-definidos e mapas, dispositivos e alertas ligados a certos
acontecimentos ou variáveis que constituem o data wharehouse.
- Desktop SAD
Os SAD para utilizadores individuais
não estão a receber o destaque e a atenção que é dada aos SAD para grandes
empresas, mas eles conseguem ser bastante úteis. Por vezes usamos folhas de
cálculo como o Excel ou o Lotus 123 para pequenas análises de secretária ou
para o desenvolvimento de aplicações SAD específicas para utilizadores
individuais. Outras vezes compramos pacotes especializados de SAD para um PC ou
mesmo para um servidor. Um exemplo destes pacotes especializados que servem
como um desktop SAD é o Expert Choice.
O Expert Choice
implementa a hierarquia do processo. Este software para Windows pode ser
utilizado para suportar um grande numero de situações de decisão, incluindo a
estruturação de problemas complexos, desenvolvimento de prioridades e
alternativas, a medição da consistência dos julgamentos, alocação de recursos,
e a condução da análise de custos/benefícios. O programa ajuda na construção de
informação relacionada num modelo hierárquico que consiste num objectivo,
cenários possíveis, critérios e alternativas. O Expert Choice permite ao
decisor fazer sistematicamente julgamentos sobre a importância reletiva de
algum critério, ou a preferência para algumas alternativas relativas a outro
critério. Para mais informações poder-se-à consultar o seguinte URL: http://www.expertchoice.com/.
Existe ainda um nível de
SAD desktop que estão disponíveis. Podemos encontrar este tipo de sistemas num
PC de um simples executivo implementado em Microsoft Access. Modelos de gestão
de contas e finanças podem ser implementados como SAD desktop no Microsoft
Excel e como componentes programados de SAD para grandes empresas. Em algumas
organizações os analistas preparam uma análise financeira usando ferramentas
desktop e publicando os seus resultados na intranet da empresa. Uma outra
ferramenta de SAD que é implementada em alguns pacotes é a simulação. Pacotes
de sotware de optimização e SAD construídos com eles são também muitas vezes
implementados como pacotes de desktop para utilizadores individuais. No
entanto, em algumas definições, o modelo de SAD pode utilizar dados em tempo
real que recebe de uma WAN (wide área network) nos seus cálculos. Finalmente,
modelos de sugestão de SAD ou sistemas baseados no conhecimento são muitas
vezes implementados como aplicações para utilizadores individuais.
Os sistemas baseados no
conhecimento (knowledge-based systems) são muitas vezes chamados de
"expert systems". Estes programas analisam os dados utilizando lógica
simbólica, têm uma base de conhecimento explicita e têm a capacidade de mostrar
as conclusões de maneira a que os utilizadores as possam compreender. Os
sistemas baseados no conhecimento podem ser úteis para lembrar um decisor
experimentado de opções ou saídas a considerar e a ajudar novo gerente a tomar
uma decisão mais complexa.
Conclusão:
Os programadores,
construtores e utilizadores dos SAD devem críticos consumidores dos SAD. Se
tomarmos em conta um aspecto mais positivo, os SAD não precisam de "fazer
tudo" para serem úteis. Os decisores podem muitas vezes beneficiar das
rápidas respostas a pequenas questões; ou por lhes ser permitido fazer qualquer
tipo de análise de dados; ou por poderem visualizar os dados em relatórios ou "screens"
em qualquer sistema de informação para executivos (EIS).
Então o que é um
SAD? Um Sistema de Apoio à Decisão (SAD) é um sistema interactivo,
computadorizado desenvolvido na intenção de ajudar alguém a tomar certas
decisões. Um SAD ajuda um gerente a recuperar, sumariar e analisar dados
importantes para as decisões. Pode ser primeiramente um SAD "data-oriented"
ou um SAD "model-oriented". Pode ser um SAD para grandes
empresas que suporta um vasto grupo de pessoas a trabalhar em rede, ambiente
cliente-servidor com uma data warehouse, ou um sistema desktop com utilizador
individual no PC de um escritório. Que fique então claro que construir um
sistema de apoio à decisão que tenha sucesso começa por compreender o tipo de
sistema computadorizado que estamos a tentar construir e não o que lhe possamos
chamar.
Tem também este sistema de suporte: https://www.bceleva.com.br/produto/sistema-suporte-helpdesk-online-super-eleva-147/
ResponderExcluirola , muito bom gostei muito me serviu . Caso for do seu interesse sobre alguns assuntos de informatica tenho um blog sobre, leitecmbiscoitos.blogspot.com.br
ResponderExcluirola , muito bom gostei muito me serviu . Caso for do seu interesse sobre alguns assuntos de informatica tenho um blog sobre, leitecmbiscoitos.blogspot.com.br
ResponderExcluirqual a forma de um sistema SAD disponibilizar seus relatórios?
ResponderExcluirvaleu mano
ResponderExcluir-https://www.trabalhosgratuitos.com/Humanas/Marketing/Hist%C3%B3ria-Dos-Sistemas-De-Apoio-%C3%A0-Decis%C3%A3o-SAD-287623.html.
ResponderExcluirDesculpe, mas essa seria uma das suas fontes onde você copiou todo o texto e colocou como se você tivesse escrito? Deve ser, afinal nem referencias colocou no final para o textão que você escreveu.
Explique como funciona o sistema de apoio a decisao em que nivel organizacional actual
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirPoderia explicar as desvantagens?
Desvantagens
o Problema de ação
o Orientação para escolha
o Suposição da relevância da resposta do sistema
o Transferência de poder ao sistema que não é intencional
o É mais difícil atribuir responsabilidades
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