Sistema de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM)

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

Através de suas praticas o Gerenciamento da Cadeia de Suprimento desempenha importante fator otimizador de produtividade, lucratividade e nível de serviço aos clientes. Esse gerenciamento surgiu como resposta eficaz e eficiente para atender a necessidade de organizações diversas, que se integram à procura de disponibilizarem o seu produto da melhor maneira possível para o consumidor. A necessidade de manter os relacionamentos em tempos cada vez mais curtos faz do SCM uma grande vantagem competitiva e trunfo das empresas. Por isso é importante observar que as empresas no SCM não agem mais como concorrentes, defendendo só o seu "pão". Faz se necessário para o perfeito andamento dos processos, a integração, o pensamento de que a junção das empresas deve ocorrer com intuito de elos fortes como uma corrente onde o fluxo de informações seja claro para as empresas que se relacionam.

O principal objetivo da Cadeia de suprimentos é planejar, administrar e controlar o fluxo de materiais desde o fornecedor de matérias primas até o consumidor final eficientemente e o mais ágil possível, de forma que agregue valor a todos da cadeia. Os objetivos organizacionais buscam em uma cadeia de suprimento facilitar o controle de estoque em níveis satisfatórios mantendo um baixo valor de capital imobilizado utilizando de um continuo abastecimento das reservas utilizadas. O conceito básico da Logística é "colocar o produto certo, na hora certa, no local certo e ao menor custo possível" (BALLOU,1993). Essa definição de Ballou define muito bem qual é a missão da logística e de uma cadeia de suprimentos bem controlada, tudo tem de agir em perfeita harmonia e perfeição para que tudo ocorra dentro do planejado para que o processo não seja prejudicado e ocorra em seu fluxo normal e continuo. Em uma cadeia integrada de alto nível a ocorrência de uma falha em um dos elos da corrente fatalmente atrapalha todo o andamento da empresa, é como um sistema de produção linear, se uma maquina para, então toda linha de produção será prejudicada.

A TI ( Tecnologia da Informação) é forte aliada do gerenciamento das cadeias de suprimento, já que dão suporte às organizações para que haja integração entres essas. A TI nos últimos anos se fortaleceu muito, contudo para que haja rapidez e segurança nas relações se faz necessários a utilização de varias ferramentas de softwares e um bom hardware. Assim surgem diversos sistemas de apoio como os ERPs. "Quanto mais rápida e eficientemente se movimentam os produtos da fase de matéria-prima até seus clientes, mais satisfeitos eles ficarão e mais lucro você terá". (Steen Hagengaard, CM, Columbus IT Denmark)
De acordo com Chopra e Meindl "informação é essencial para tomar boas decisões de gerenciamento da cadeia de suprimentos porque ela proporciona o conhecimento do escopo global necessário para tomar boas decisões. A tecnologia da informação proporciona as ferramentas para reunir estas informações e analisá-las objetivando tomar as melhores decisões sobre a cadeia de suprimentos". Um dos principais pilares de uma Cadeia de suprimentos bem executada é ter uma informação real e precisa no tempo que ela seja necessitada, dando conectividade instantânea nas relações de fornecedores, cliente.
Um exemplo claro e inconfundível da necessidade da clareza e rapidez das informações juntamente com uma execução rápida e de qualidade é a globalização. A globalização mudou os processos de relacionamento de empresas e clientes, com ela as relações não ficam mais restritas a pequenos espaços geográficos. Organizações de todo o mundo se relacionam, aproveitando a especialidade de cada uma. Um exemplo claro da importância do gerenciamento da cadeia de suprimentos é o caso da Li & Fung, que utiliza uma cadeia dispersa com mais de 7000 fornecedores e tudo andando em seu perfeito funcionamento. A empresa citada é uma "fabrica sem fumaça", ela é capaz de gerenciar os suprimentos que vem de diversas partes e países em uma ação organizada e bem integralizada através de uma logística bem informatizada e executada.
A cadeia dispersa é o futuro das organizações, a logística bem executada é o meio de integração entre as partes, e é capaz de disponibilizar os produtos nos seus devidos lugares estimulando a evolução das organizações e gerando competitividade no mercado.

2 comentários: